A culpa foi do coreano (parte I)

14-12-2022

Chuto de Bico,
Não é o que parece! Não é um artigo de "corte na casaca"! Se a máxima "ganhamos como equipa e perdemos como equipa" se aplica, então achamos que nunca foi mais apropriada. Agora, não podemos ignorar os fatos.


O que correu bem?

Desportivamente a seleção esteve bem. Chegar aos quartos de final pela terceira vez na nossa história não é nada mal. Fizeram-nos sonhar com mais. Malandrecos.... Participaram num campeonato do mundo onde estão os melhores.

Quando era jovem nos anos 80 e 90, a questão era a qualificação para essas provas. Geralmente ficávamos em casa a vê-las no sofá. Casos também os havia (Saltillo foi um exemplo de como não o devemos fazer). Pena é não aprendermos. Desde jogadores, dirigentes, e treinadores de bancada como eu temos todos a tendência de arranjarmos desculpas atrás da história, sentido de lealdade ou da pura ignorância do jogo. Já agora lembram-se de quem nos eliminou na fase de grupos naquela vergonha que foi Saltillo. Sim! Marrocos com uma vitória retumbante por 3-1. O momento agora deve ser de reflexão. Devemos tirar uma página do livro de jogo da melhor seleção de todos os tempos. A Alemanha, sim esses que nem a fase de grupos passaram. Reuniram com o seu técnico e decidiram continuar com o projeto. Ninguém morreu. Voltarão mais fortes como sempre. Parabéns aos jogadores, mas em particular ao Pepe, porque o futebol também é uma lição de vida. Soube liderar e sofrer em nome de algo acima de nós todos. A Nação agradece e o Jogo guardará na sua galeria do tempo essa performance. Foi sem dúvida o nosso porta estandarte. Brasileiro o tanas! Português de alma inteira sim! O jogo continua e continuará a ser rei e ele também.

Obrigado.

(continua...)