A culpa foi do coreano (parte II)

15-12-2022

Chuto de Bico,
Ronaldo foi e é um dos nossos maiores embaixadores no que diz respeito ao futebol


O que correu mal?

Quase tudo extra futebol. Ronaldo foi e é um dos nossos maiores embaixadores no que diz respeito ao futebol. Como jogador só tenho uma palavra. EXTRAORDINÁRIO! Mas calma, não foi o único. Que dizer do Eusébio, Chalana, José Henriques, Jordão, Damas, Victor Baía, Figo, Paulo Sousa, Rui Costa, João Moutinho e claro do outro Pepe (Sérgio Conceição) que jogava com respeito pelo Jogo e pela Nação (mesmo quando era a feijões). Há muitos mais que deram tudo em campo e merecem esse reconhecimento. Infelizmente, o mundo de hoje anda a uma velocidade que só nos lembramos do presente ou do passado recente. NINGUÉM está acima do JOGO! Nem Cristiano Ronaldo. O jogo não reconhece egos, pois estes passam e ele fica. Parece-me de mau tom dar entrevistas tipo Lady Di, em episódios do género novela Mexicana, em vésperas de um mundial. Chamar a atenção a si foi um erro! Sim, Cristiano a equipa está acima de ti. Como dizem os Ingleses "there is no I in team".

Segundo, reagir a uma substituição daquela maneira... Compreendo, também não gostava de ser substituído. Tantas e tantas vezes falaste em campo e tapaste a boca com a mão, porque não o fizeste no maior dos palcos? Pois! Eu sei.... O recado tinha que ser dado. Mas o maior mal foi culpar o Coreano. Enfim, o treinador não gostou e com razão. Nós também não.

O pior ainda estava para vir. Enquanto o hino de Portugal tocava e a seleção estava alinhada no relvado, os JORNALEIROS, e não jornalistas, estavam todos a tirar fotografias e a filmar o ilustre suplente. Os JORNALEIROS dos nossos conhecidos jornais desportivos deveriam ter vergonha. Que falta de respeito! Por isso, a culpa não é só tua. É de uma nação que se acanha sempre que se deve agigantar. Espantou-me que ninguém viesse em defesa de Portugal e da seleção. Treinador nada! Dirigentes nada! Nem o meu amigo Marcelo comentador de tudo...

Na antiga Roma quando um general conseguia uma grande vitória militar era feita uma parada militar para celebrar os heróis. Na carroça do general ia um escravo tudo o caminho a dizer-lhe ao ouvido," Tu não és um Deus!" Sinceramente, não sei se trazia resultados, mas que dá que pensar dá.
Cristiano não és um Deus! Respeita o Jogo porque o merece. Tu irás seguir em frente, mas ele ficará. Não destruas 20 anos de glória em seis meses de loucura. Como dizia o meu pai "fraco é o homem que se tem que pôr na ponta dos pés para ser visto".
Agora, o pior de tudo. Que poderá ser? A canelada mais justa para todos os Portugueses.

Temos um Presidente da República que na nossa hora de maior frustração, teve a lata de comentar o jogo. Mais ou menos isto: "Nós tivemos 6 oportunidades e não marcamos... tivemos azar... Marrocos teve mais uma ou duas... blá, blá, blá..."

Excelentíssimo Senhor Presidente, se quer ser comentador certamente a TVI lhe franqueará as portas... Os Portugueses não são cegos nem burros. O senhor é caro demais para comentador de futebol.
Sugestão de um pobre agricultor: menos, muito menos. Menos selfies, menos beijinhos, menos comentários. Mais educação, saúde e justiça. Esses sim devem ser os pilares da nossa sociedade. São os problemas que temos que resolver, o resto virá por acréscimo.
Comente sim a falta de professores, médicos e processos judiciais com anos e anos em tribunal. Comente ... Mas com garra, zangado e com alma. Não seja passivo. Nós vamos gostar! Não tenha medo, pois dos fracos não reza a história.

 Humildemente ao seu dispor.