Há muitas e boas razões para ler o COrTE NA CaSACa!
Posso falar o que eu acho? @Rui Marques
"Há muitas e boas razões para ler o COrTE NA CaSACa! "

Hoje é dia de mais um aniversário do 25 de abril. A revolução trouxe-nos paz e liberdade, mas exigiu que nos tornássemos ativos e formássemos opinião.
Nesta data, quero ser ativo e participar civicamente, explicando porque razão eu leio o COrTE NA CaSACa, considerando que todos devíamos guardar uns minutos por semana para ler informação verdadeiramente independente.
Temos torrentes de informação, aparentemente gratuita, que nos chega pelos jornais, pela televisão, pelas redes sociais. Ela flui, surpreende-nos a cada segundo do dia, através de SMS, do Facebook, do X ou do WhatsApp. Parece algo normal, óbvio e confiável.
Mas se pararmos um pouco para pensar, rapidamente concluímos que essa informação, embora de fácil obtenção, não tem uma origem definida, é claramente intencional e não é independente.
O COrTE NA CaSACa é um jornal que não tem publicidade nem faz a apologia de programas políticos ou religiosos e, simplesmente, pretende ser um espaço de cidadania ativa e de crítica construtiva. É por isso que eu o leio! Pode dar trabalho, mas compensa.
Porque a informação independente é fundamental, especialmente quando se trata de manter uma sociedade justa, informada e democrática, eu apoio o COrTE NA CaSACa porque:
- Evita manipulação e propaganda
Se a informação vem de fontes que têm interesses próprios — como governos, grandes corporações ou grupos políticos — ela pode ser manipulada para favorecer esses interesses. Fontes independentes, como o COrTE NA CaSACa, atuam como contrapeso, oferecendo uma visão mais crítica e imparcial.
- Promove a transparência
Informação independente é essencial para formarmos opinião acerca do poder. Estarmos atentos e preparados possibilita uma perspetiva diferente sobre temas fundamentais como a corrupção, os abusos de poder ou as injustiças que, de outra forma, não seriam valorizadas.
- Fortalece a democracia
Cidadãos bem (in)formados tomam decisões melhores, especialmente em processos eleitorais. A informação independente ajuda as pessoas a entenderem os diferentes lados de uma questão, promovendo um debate público mais rico e consciente.
- Evita bolhas de informação
Num mundo onde os algoritmos das redes sociais reforçam o que já acreditamos, o raciocínio independente ajuda a quebrar essas bolhas, abrindo-nos novas perspetivas.
Pode dar a sensação que o COrTE NA CaSACa é um pequeno grupo sem expressão no panorama nacional, mas lembro que, há 51 anos atrás, não foi todo o Portugal que se mobilizou… foi a ação de um pequeno grupo que mudou o rumo do país!
Ler o COrTE NA CaSACa é ser cidadão!